Publicado em

Pedra Filosofal

tabua-de-esmeralda1A palavra e a ciência alquimia suscitam dúvidas e falsas interpretações. A própria imagem do alquimista é construída em nossa imaginação com os dados de todos os preconceitos e ignorância existentes sobre a questão.

É tempo de afastarmos um pouco o véu do sigilo e falarmos das pretensões básicas dos filósofos pelo fogo. A natureza, segundo os alquimistas, tende a um aperfeiçoamento contínuo, desta forma, na visão animista que possuem das coisas, tudo possui um feminino e um masculino. Entre os animais o macho e a fêmea, entre os metais o caráter doce e maleável do mercúrio filosófico e o caráter másculo e firme do enxofre, combinam-se de forma a dar origem a um novo ser.

E está escrito que do leão nasça o leão. Se por um lado para a eugenia da espécie humana seria necessário aguardar um longo decurso de tempo para processar a purificação dos metais basta cozer a sua semente, procedendo segundo o célebre princípio da obra física da alquimia, Solva et Coagula.

Mesmo correndo o risco de sermos tomados por divulgadores queremos especificar corretamente o sentido deste Solva Coagula. Pela ação do fogo, que não é o fogo normal e corrente, processa-se a dissolução da matéria-prima, isto é, solve-se a matéria.

Buscar a Perfeição

Pela reiteração do aquecimento e arrefecendo-se ligeiramente a condução ígnea segundo os regimes de Filaleto (A entrada aberta ao palácio fechado do rei), faz-se com que a matéria cristalize-se, isto é, coagule-se. A reiteração continuada deste processo iria purificando o metal, a semente metálica para sermos mais precisos, até conduzi-la à perfeição, o elemento fogo retido numa estrutura terrosa.

A semente metálica assim trabalhada, posta em contato com chumbo ou qualquer outro metal segundo sua raiz, faria com que o mesmo se transmutasse no mais perfeito dos metais, o ouro.

O Alquimista busca fazer no microcosmo, o trabalho divino da criação do macrocosmo, quer dizer, conduzir a matéria através da mais pura forma de energia à sua perfeição. Pelo convívio da purificação metálica o adepto perderia a estrutura corpórea eminentemente formada de água terra transformando-se num daimon, isto é um ser com estrutura eminentemente ígnea e tornando-se, desta forma, imortal, sábio, e desprendido de nossas preocupações.

A teoria de universo adotada pelos Alquimistas pode ser encontrada de forma absolutamente completa no Corpus Hermeticum e no Discurso de Iniciação ou Asclépios, atribuídos a Hermes Trimegistos, e que pela sua extensão não poderiam ser tratados aqui.

O tom cinzento que nos apresenta a busca filosófica talvez seja advinda do giro de cores, as mais diversas e variadas como imagens de calidoscópio, um disco de Newton.

A Alquimia é frequentemente chamada arte. O Alquimista era considerado um artista que copiava a criação, sendo a culminância de seu trabalho, chamada Pedra Filosofal, uma cópia de toda natureza, uma síntese que proporcionaria na sua elaboração, o conhecimento integral do mundo (tomado como cosmo).

Mas as telas surrealistas não tem o mesmo objetivo? O conhecimento do sensível e do metassensível? A simbologia esta sempre presente em nossa vida, desde as marcas industriais, os signos denotativos de movimentos e facções, à própria escrita, ou alguns símbolos grafados em livros antigos com letras gregas, ou árabe, são para a maioria das pessoas, formas sem expressão significante sem significado.

Chaves para Compreensão do Texto

Os escritores alquímicos falam-nos com uma linguagem quase totalmente incompreensível e ditirâmbica, o que levou a muitos a falsa impressão de que não possuíam o menor resquício de uma linguagem científica universal, mas possuíam.

Era a cabala, e mais ainda, sabiam sobrepor a razão ao simples e formal jogo limitado da lógica. Conclui-se então que o estudo lógico e atento destes intricados e oraculares livros não basta. É necessário um algo mais indefinível e provavelmente não conjecturável.

Deseja conhecer sobre a Terapia de Florais Joel Aleixo, que é baseada nos preceitos da Alquimia, e como o Tratamento com os Florais Joel Aleixo pode te ajudar.